Portal   saude   musica   fotos   mulher   forum   turismo   videos   auto   imóveis   leilões   classificados  
Categoria: Casa e Jardim
Imprimir

Plantas são sempre bem-vindas aos projetos de decoração. Conferem tranqüilidade e frescor, além de emprestar aos ambientes internos ou externos a beleza das cores e dos formatos de suas folhas e flores.

Engana-se quem pensa que as plantas ficam restritas aos tradicionais vasos e jardins horizontais. A moda agora são os jardins verticais, que além de proporcionar oxigênio mais puro, também auxiliam na refrigeração do ambiente. 

O precursor desta moda é o botânico francês Patrick Blanc, especialista em plantas da floresta subtropical, inventor da técnica do jardim vertical que hoje está espalhada no mundo todo. O francês criou esse tipo de jardim após observar os vegetais que vivem em penhascos, entradas de cavernas e rochas. Patrick entendeu que a terra funciona como uma base para as plantas, mas do que elas necessitam mesmo é água, luz e nutrientes. Baseado nessa constatação, o botânico criou uma estrutura que é instalada nas paredes e funciona como uma base, na qual as plantas são fixadas. Blanc conta com uma lista de trabalhos verticais em prédios e casas mundo afora, como Paris, Milão, Frankfurt e Bancoc.

No Brasil, a moda também pegou. Residências e estabelecimentos lançam mão do conceito para dar um toque natural aos mais variados espaços. Na Casa Cor Goiás 2010 a técnica do jardim vertical foi explorada em vários ambientes como o Boulevard, a Cozinha, a Garagem, o Boulevard Casa Cor e no próprio Jardim Vertical, ambiente que leva o nome da técnica e traz uma nova alternativa de aplicação de plantas em paredes criada pelos próprios autores do espaço.

Local - Os jardins verticais são uma boa alternativa para pequenos ambientes, como apartamentos e estabelecimentos comerciais, que não comportam espaço para o cultivo de plantas no chão. Profissionais afirmam que o verde cai bem em qualquer ambiente, mas é necessário que as plantas escolhidas sejam adequadas ao ritmo de vida do morador, porque pedem cuidados de manutenção, como irrigação e adubação. Caso seja possível, o morador deve priorizar a iluminação natural, seja direta ou indireta, condição importante para que as plantas vivam e se desenvolvam. Portanto, os jardins verticais são excelentes alternativas em varandas, jardins de inverno, paredes próximas a grandes janelas, muros externos e fachadas.

Como montar - A proposta do botânico Blanc é composta por uma moldura de metal, PVC para dar rigidez à estrutura e uma camada de feltro, onde as raízes crescem. No entanto, com a difusão da técnica por todo o mundo, existem hpje diversas alternativas que permitem o uso de jardins verticais nos mais variados espaços. Algumas empresas, inclusive, já vendem o kit com o quadro e a planta, bastando afixá-lo na parede, o que é interessante para quem não conta com o auxílio de um profissional. Os jardins podem ser regados manualmente, mas há opções com sistema de irrigação automático que deve ser fixado em locais cujo chão possa molhar. Sendo assim, o morador deve evitar a utilização de jardins verticais em ambientes com carpete e tapetes.

Plantas - Local escolhido, agora é a vez de optar pelas plantas. Samambaias, orquídeas, suculentas. As opções são inúmeras, mas o morador deve optar por plantas que sobrevivam nas condições que o ambiente oferece. Algumas precisam de luz do sol direta, enquanto outras preferem a sombra. Também existem plantas que resistem à iluminação artificial e se desenvolvem muito bem. Há espécies que vivem melhor em locais frios, assim como outras que se adaptam apenas a altas temperaturas.

  • Actualidade
  • Mais Vistas
  • Receitas
Gala da Cruz Vermelha

Com o lema “ vamos festejar o amanhã”, o baile m

Mister K Grava novo Video em Luanda

O Ex Kalibrados está disposto a impressionar o mundo

Por engano, jovem manda SMS erótico ao pai

Uma americana de Cleveland, Ohio, cometeu o engano de

Jay-Z nega zanga com Kanye West

Jay-Z e Kanye West preparam-se para editar o seu prim

Os melhores looks dos MTV Movie Awards

Foram várias as estrelas de Hollywood que estiveram

Dieta dos 7 dias

A dieta dos 7 dias pretende ajudar a perder entre 2-4

Os acessórios de moda que não podem faltar a uma noiva

As noivas devem estar no seu melhor no dia do casamen

Erros da Moda

O cansaço, uns quilos a mais, a falta de tempo, ada

Moda Verao 2012

Confira aqui tudo o que vai rolar na moda verão 2012

  • Salada de Arroz e Atum com Maionese

    Salada de Arroz e Atum com Maionese
    Difficulty
    Cost
    Ingredients:
    latas de atum em azeite, de arroz cozido ( usei um resto de basmati), de ervilhas congeladas, cenoura, de milho doce, tomate, ovos, sal, maionese.
    Preparation: 30 min
    Read more...
  • Sopa Fria de Meloa

    Sopa Fria de Meloa
    Difficulty
    Cost
    Ingredients:
    de meloa bem madura e limpa de sementes e casca, de água, fatias finas de presunto para servir.
    Preparation: 20 min
    Read more...
  • Iscas de Porco

    Iscas de Porco
    Difficulty
    Cost
    Ingredients:
    de fígado de porco cortado em bifinhos finos (iscas), cebolas, dentes de alho, sal e pimenta, folha de louro, de vinagre, de polpa de tomate, azeite.
    Preparation: 30 min
    Read more...
  • Bolachas com Pepitas de Chocolate da Nigella

    Bolachas com Pepitas de Chocolate da Nigella
    Difficulty
    Cost
    Ingredients:
    de manteiga sem sal, de açúcar mascavado claro, de açúcar, de essência de baunilha, ovo 1 gema, de farinha, de bicabornato de sódio, de pepitas de chocolate (ou chocolate picado grosseiramente).
    Preparation: 30 min
    Read more...
  • Spring Rolls de Camarão e Legumes

    Spring Rolls de Camarão e Legumes
    Difficulty
    Cost
    Ingredients:
    camarões cozidos, cenoura pequena, mão cheia de folhas de espinafres, de rebentos de soja (frescos ou de conserva), folhas de crepe de farinha de arroz, de molho de soja, de óleo de amendoim, molho agridoce para servir.
    Preparation: 40 min
    Read more...
  • Smoothie de Pêssego com Mel

    Smoothie de Pêssego com Mel
    Difficulty
    Cost
    Ingredients:
    pêssegos maduros, de mel, iogurte natural, de leite frio.
    Preparation: 20 min
    Read more...
  • Crepes de Bacalhau

    Crepes de Bacalhau
    Difficulty
    Cost
    Ingredients:
    folhas de crepes, de migas de bacalhau demolhadas e descongeladas, cebolas, azeite, folha de louro, dentes de alho, de farinha de trigo, de leite, sal e pimenta.
    Preparation: 30 min
    Read more...
  • Caldeirada de Peixe na Cataplana

    Caldeirada de Peixe na Cataplana
    Difficulty
    Cost
    Ingredients:
    batatas, tomates maduros, pimento verde, cebolas, de peixe para caldeirada (ou apenas um tipo de peixe se preferir), azeite, sal, folha de louro, malagueta seca (opcional), de vinho branco, coentros frescos.
    Preparation: 50 min
    Read more...
  • Hamburguers com Azeitonas e Tomate Seco

    Hamburguers com Azeitonas e Tomate Seco
    Difficulty
    Cost
    Ingredients:
    de carne picada (usei mistura de porco e vaca), azeitonas pretas, tomates secos, cebola pequena, de salsa picada, sal e pimenta q.b..
    Preparation: 1h
    Read more...
  • Queques de Limão e Mirtilos

    Queques de Limão e Mirtilos
    Difficulty
    Cost
    Ingredients:
    de farinha, de açúcar, de fermento em pó, pitada de sal, ovos, de leite, de óleo vegetal (preferência amendoim ou girassol), sumo e raspa de 1 limão, de mirtilos (frescos ou congelados).
    Preparation: 20 min
    Read more...

Publicidade

Universidade Independente de Angola